BlackBerry e Índia, uma conexão especial! #TeamBBlogs


A BlackBerry tem estado presente no mercado de hardware há mais de 16 anos, e tem marcado presença em inúmeros países. Mas, a Índia ocupa um lugar especial para a empresa. Sendo o segundo país mais populoso do mundo, sempre foi um país muito interessante e com um número considerável de consumidores.

Com cerca de 930 milhões de utilizadores de telemóveis, é um mercado crucial, onde a BlackBerry tem vindo a apostar há mais de uma década.

Entre 2007 e 2012, a BlackBerry era líder destacada no país. Admirada por todos, dos profissionais aos adolescentes. O principal fator de ascensão foi o BBM (BlackBerry Messenger). Em vez de se aplicarem preços exorbitantes por envio de um SMS, o BBM era muito econónimco. Bastava adquirir um pacote BIS (BlackBerry Internet Service) junto da sua operadora móvel  e desfrutar de chat ilimitado. A BlackBerry estava no seu auge durante este período. Em todo o lado, todas as pessoas queriam um BlackBerry. Era uma tendência, uma paixão. A BlackBerry estava em toda parte. Todas as lojas de retalho tinham stocks de BlackBerry, e sim, eram vendidos como ‘panquecas quentes’. Nesta data, o BlackBerry era o único dispositivo utilizado nas mais diversas cidades, ao longo do país. Nenhuma outra marca funcionava tão bem.

Mas rapidamente, esta paixão de repente caiu com a introdução do IM, tal como ‘Whatsapp’. Não precisava de ter BIS para que funcionassem, bastando um plano de internet e nada mais. Isso veio como um grande golpe para BlackBerry e, infelizmente, a empresa não conseguiu lidar com a rápida alteração destas tendências.

O resultado foi um fracasso completo do Z10 e em certa medida até do Q10. Então, por que a empresa atingiu o fundo do poço tão de repente? Em 2011-2013, o Android estava a subir nas cotações de procura à velocidade da luz. Fabricantes de telemóveis locais como Micromax e Karbonn ficaram em vantagem, e começaram campanhas de venda de equipamentos em ‘LowCost’. Logo de seguida ergue-se a Samsung, que assumiu o mercado do segmento premium. A Apple esteve praticamente inalterada durante este período. O teclado icônico de BlackBerry e o tão apetecido BBM de outros tempos, de repente perdeu o interesse. Agora, aqui está o ‘twist’. Aqueles que eram realmente profissionais, mantiveram-se fiéis ao BlackBerry. Mas aqueles que compraram um BlackBerry apenas pela ‘tendência’ e ‘Show-off’ mudaram imediatamente. A Índia é um mercado muito sensível ao preço e a BlackBerry apostou demasiado em dispositivos ‘premium’, fazendo com que as vendas falhassem em comparação com os concorrentes locais.

A BlackBerry ainda assim mantém uma grande base de fãs na Índia. Eles são sobretudo indivíduos ocupados, sem tempo para selfies e jogos. As cotações da Empresa cairam significativamente a partir de 2013, mas mantem-se estável no mercado. Deixam praticamente de existir lojas ‘BlackBerry Exclusive’, mas o serviço de atendimento centralizado (Service Center), fica a funcionar na perfeição e imune a qualquer problema.

Quando John Chen assumiu a Empresa, a inabalável reputação da BlackBerry havia sido devastada. A perceção do consumidor mudou completamente. Mas a mentalidade de que “BlackBerry é para profissionais ‘ainda existe e isso é o que impulsiona as vendas.

BlackBerry entrou na batalha feroz de preços, juntamente com o Z3. O dispositivo de baixo custo foi a preços competitivos, e tirou vantagem de ‘premium’. Que mais uma vez ajudou a empresa a manter a imagem de marca. O aparelho foi vendido excecionalmente bem, e os apreciadores de Low Cost de produtividade adoraram.

Foi ainda classificado como Dispositivo Nº1 sob INR 20.000 pelo principal jornal Times of India.

Embora o Passport não tenha sido líder de vendas, foi vendido acima das expectativas, tendo recebido críticas muito positivas, o dispositivo pode ser considerado um ‘HIT’.

Existe ainda uma grande base de utilizadores de Bold e Curve país, nos dias de hoje (2015), e a maioria deles estão muito felizes com o lançamento do Classic. Na verdade, os utilizadores antigos que tinham migrado para Android e iOS estão agora a regressar para o Classic. O dispositivo foi exclusivamente lançado pela Snapdeal no país, e esgotou em menos de 24 horas.

A empresa tem passado por uma montanha russa no país, mas neste momento pode dizer-se que depois da tempestade, vem a bonança, e está de novo a subir a montanha e muito bem!

BBblogs-Badge

 

BlackBerry Blogs

BBlogs é um movimento comunitário aberto para os fãs do BlackBerry em todo o mundo. Fundada por vários blogueiros e desenvolvedores em todo o mundo, BBlogs.info se destina a promover a marca BlackBerry, seus produtos e desenvolvedores, fornecendo-lhes um lar acolhedor e lugar para colaborar, cooperar e compartilhar.

Este artigo é uma publicação conjunta, que também estará disponível em outros idiomas nos seguintes sites membros:

  Blog Canal BBM País (Idioma)
1. BerryIL.com C000DE6F1 iOS Israel (Hebrew)
2. BerrySocial.com.br C0001ABFE iOS Brasil (Português Brasileiro)
3. BlackBerrys.ru C00164A6D iOS Russia (Russo)
4. bb10qnx.de C00125869 iOS Alemanha (Alemão)
5. MeetBB10.com C00263070 iOS Índia (Inglês)
6. BlackBerryportugal.com C000BEB26 iOS Portugal (Português Europeu)
7. kpodsm.wordpress.com C00019CAE iOS França (Inglês)
8. BlackBerry-FR.com C00107F05 iOS França (Francês)
9. BlackBerryClic.com C001224A7 iOS Itália (Italiano)
10. BlackBerryDev.com C002A26C2 iOS Venezuela (Espanhol)
11. bbatjp.wordpress.com C00486905 iOS Japão (Japonês)