Centros de Tecnologia BlackBerry no Brasil


Os Centros de Tecnologia instalados ao redor do mundo reforça o compromisso da BlackBerry em apoiar os esforços da comunidade de developers. No Brasil existiam 4 tech centers até Junho passado, quando a BlackBerry cortou a verba e as bolsas foram descontinuadas dos Tech Centers de Recife (UFPE), São Paulo (USP) e Rio de Janeiro (PUC-Gávea).

Estes cortes não indicam que a BlackBerry não está mais investindo em Tech Centers no Brasil, apenas fazem parte da reestruturação da empresa!

O único Tech Center que continua em operação no Brasil é o da UFAL de Alagoas, o primeiro BlackBerry Tech Center da América Latina que foi inaugurado em Dezembro de 2012. Este Tech Center funciona em uma sala do Instituto de Computação, onde professores e profissionais desenvolvem aplicativos para celulares e tablets da empresa especializada no desenvolvimento de sistemas e dispositivos móveis. Além disso, o Tech Center é referência de suporte técnico especializado para os desenvolvedores de aplicativos para a plataforma da BlackBerry nas esferas local, regional e nacional.

A ideia do tech center é poder criar soluções para problemas cotidianos das pessoas, tal como para corporações.

O mais inusitado nos cortes é ver o Tech Center de São Paulo, localizado no escritório da BlackBerry, chegando ao fim. Como pode um ambiente de desenvolvimento de soluções e aplicativos para BlackBerry ter seu fim de dentro da própria BlackBerry na principal cidade do país?

Porque o espanto? Bem, de acordo com o João Stricker, diretor geral da BlackBerry no Brasil, ressaltou que a capital paulista é conhecida por seus developers de alto padrão! O que aconteceu?

Espero que após a reestruturação da BlackBerry, a empresa possa voltar a investir no Brasil com a reabertura dos Centros de Tecnlogia e também com dispositivos disponíveis para o mercado consumidor.

BlackBerry Tech Center

Os Centros de Tecnologia foram criados para proporcionar um espaço onde os desenvolvedores podem se encontrar, ter acesso a especialistas e ferramentas, criar aplicações e participar de oficinas de meio dia ou dia inteiro. É um lugar para aprender mais sobre o desenvolvimento para a plataforma BlackBerry.

Os locais foram selecionados com base nos especialistas técnicos da BlackBerry em estarem disponível para dar apoio as comunidades de desenvolvedores.