Operação Lava Jato da PF alega ter grampeado o BBM com ajuda da BlackBerry?


O começo da semana começou com turbulência sobre a segurança dos sistemas de Mensagens Instantâneos, onde a Polícia Federal através da operação Lava Jato alega ter grampeado além de emails e mensagens do WhatsApp, também grampearam mensagens do nosso querido BBM.

Mas será que esta alegação da PF é verdade sobre o BBM ou apenas uma forma de pressão sobre o uso destes sistemas para comunicação? A BlackBerry por determinação da justiça dá acesso aos dados dos clientes?

Todos sabemos que o BBM é o sistema de troca de mensagens mais seguro do mundo, ainda mais quando conectado a uma rede BES. Porém em alguns casos a BlackBerry ajudou governos ao redor do mundo na solução de problemas ou investigações específicas. Seria o caso na Operação Lava Jato?

Porque é tão difícil quebrar a encriptação das mensagens do BBM?

Aresposta é simples – Apenas a RIM armazena e tem acesso ao conteúdo das mensagens. É um sistema de códigos que não deixa rastros!

Colaboração da BlackBerry com as Autoridades

A empresa canadense tem cooperado ao longo dos anos com governantes de todo o mundo, porém não suprindo com todas as necessidades que alguns destes países necessitam. Muitos governos chegam a acusar a BlackBerry por permitir o ingresso de militantes e outros infratores a se comunicarem com segurança, prejudicando as autoridades a identificarem ações de tal infratores.

A BlackBerry tem acesso às mensagens do BBM (BIS/BB10 e BBM Multiplataforma) e pode colaborar “sim” com a justiça em casos de investigações, com critérios consistentes. Porém no BES, sistema empresarial, este acesso não é permitido nem mesmo com determinação da justiça. Isso dá-se ao fato da empresa ser incapaz de descriptografar e decifrar mensagens que se deram através de servidores do tipo BES.

Se a BlackBerry de fato colaborou com a justiça brasileira na Operação Lava Jato não sabemos. Se houve “grampo” de verdade, só os relatores do processo e a BlackBerry sabem. Agora alegar que a segurança da BlackBerry foi quebrada e o sistema não é seguro aí é MENTIRA!

Porém devemos tomar cuidado com as mídias tendenciosas questionando a segurança dos serviços BlackBerry. É fato comprovado que a BlackBerry possui as melhores soluções Empresarias no quesito segurança e possui o comunicador instantâneo, o BBM, mais seguro do mercado. Leia mais…