Resultados Fiscais do Q3 2015


A BlackBerry divulgou a pouco os Resultados Fiscais dos últimos 3 meses, que finalizou em 29 de novembro. Infelizmente para este período não fizemos o nosso levantamento do que esperar para o Q3, portanto vamos aos resultados:

Destaques do Q3

  • Saldo de Caixa e investimentos de $3,1 bilhões no final do trimestre fiscal;
  • Normalizado fluxo de caixa em $43 milhões em dinheiro, positivo, no trimestre, em comparação com uso de caixa de $ 36 milhões no trimestre anterior;
  • Ganhos Non-GAAP de $ 0,01 por ação, comparado a uma perda de $ 0,02 por ação no trimestre anterior;
  • Margem bruta Non-GAAP e GAAP de 52%, impulsionado por um segundo trimestre consecutivo de margem bruta positiva em hardware;
  • Lucro operacional Non-GAAP de $16 milhões, um aumento de $2 milhões no trimestre;
  • Lançado o BES12 e um portfólio de Serviços de Valor Agregado (BlackBerry Enterprise);
  • Fim do Programa EZ Pass após o trimestre com um total de 6,8 milhões licenças emitidas para BES10, um aumento de 100% do último trimestre, com mais de 30% das licenças total negociado a partir de dispositivos móveis de plataformas de gestão concorrentes;
  • Concluída a aquisição da Movirtu, fornecedora de soluções de SIM virtual, durante o trimestre.
  • Concluída a aquisição da Secusmart, líder em segurança de voz e criptografia de texto, após o fim do trimestre;
  • Anunciado parcerias com a com Samsung, Vodafone, Ingram Micro, Brightstar, Salesforce.com e muitos outros.

A receita para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2015 foi de 793 milhões dólares. A composição da receita do trimestre foi de aproximadamente 46% para o hardware, 46% para os serviços e 8% para software e outras receitas. Durante o terceiro trimestre, a empresa reconheceu receita de hardware em aproximadamente 2 milhões de smartphones BlackBerry. Durante o terceiro trimestre, cerca de 1,9 milhões de smartphones BlackBerry foram vendidos através de clientes, que incluíram embarques realizados e reconhecidos antes do terceiro trimestre e que reduziu estoques da empresa.

Lucro Non-GAAP para o terceiro trimestre foi de $ 6 milhões, ou $ 0,01 por ação, revertendo um prejuízo de $ 0,02 no último trimestre. Perda líquida GAAP para o trimestre foi de $148 milhões, ou $ 0,28 por ação. A perda líquida GAAP inclui uma despesa caixa não-associada com a mudança no valor justo das debêntures de $ 150 milhões e encargos de reestruturação, além de $5 milhões relacionados ao programa de reestruturação.

Total de caixa, equivalentes de caixa, de curto prazo e investimentos de longo prazo foi de 3,1 bilhões dólares americanos a partir de 29 de novembro de 2014. O saldo de caixa aumentou $ 43 milhões no terceiro trimestre, excluindo despesas líquidas de 31.000 mil dólares referentes às aquisições durante o trimestre. Obrigações de compra e outros compromissos totalizaram aproximadamente $ 1,6 bilhões em 29 de novembro de 2014, com ordens de compra com os fabricantes de contrato representando aproximadamente 565 milhões dólares americanos do total, em comparação com 344,000 mil dólares americanos no final do segundo trimestre.

“Alcançamos um marco importante em nosso plano de oito trimestres com fluxo de caixa positivo. Nós também alcançamos outro marco importante na libertação de nossos novos produtos e dispositivos de software da empresa “, disse John Chen.

“Nosso foco agora se volta para expandir nossa distribuição e gerenciar o crescimento da receita.”

Resumindo, as perdas foram aparadas, as vendas de software estão crescendo e há dinheiro no banco. Expectativa para um grande anúncio no encerramento do ano fiscal é grande, portanto preparem o Champanhe que daqui a 3 meses podemos ver nossa reviravolta dando um enorme passo rumo a lucratividade.

Reestruturação e ajustes no caixa foram concluídos com sucesso. Agora é gerenciar o crescimento da receita em busca da lucratividade no ano fiscal 2016!!!

Expectativas para o Q4

  • Chen espera ficar com fluxo de caixa positivo e sustentar a rentabilidade.
  • Aumento nas Receitas de Software, com objetivo de dobrar no próximo ano.
  • Roteiro de Lançamento de Dispositivos, BBM e IOT durante a CES 2015.

Q&A com John Chen

  • Vendas do Classic foram melhores que do Passport no lançamento;
  • Z3 continua com boas vendas em 53 países;
  • Passport com ótimas vendas em 48 países;
  • 61% das vendas do Passport vem da Europa e América do Norte;
  • 171 websites com vendas de dispositivos BlackBerry;
  • BES12 ganhando força a cada dia;
  • Chen espera mais um trimestre de transição;
  • Lucratividade aguardada para algum momento do ano fiscal FY2016.